Pages

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro


A obra apresenta a sistematização de um conjunto de reflexões que servem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI, na visão de Morin.

Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin são:

- as cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão;
- os princípios do conhecimento pertinente;
- ensinar a condição humana;
- ensinar a identidade terrena;
- enfrentar as incertezas;
- ensinar a compreensão;
- a ética do gênero humano,

Ensinar a Compreensão

Segundo Edgar Morin: A compreensão mútua entre os seres humanos, quer próximos, quer estranhos, é daqui para a frente vital para que as relações humanas saiam de seu estado bárbaro de incompreensão. Daí decorre a necessidade de estudar a incompreensão a partir de suas raízes, suas modalidades e seus efeitos. Este estudo é tanto mais necessário porque enfocaria não os sintomas, mas as causas do racismo, da xenofobia, do desprezo. Constituiria, ao mesmo tempo, uma das bases mais seguras da educação para a paz, à qual estamos ligados por essência e vocação.
Esse saber nos instiga a ensinar a compreender o ser humano, quer próximos, ou estranhos. Quando se compreende a pessoa, seu modo de ser, suas necessidades e diferenças, se torna mais fácil respeitá-lo, amá-lo, conviver com ele. Isso favoreceria a diminuição do racismo, xenofobia, desprezo e, consequentemente, promoveria a paz.

1 comentários:

Charles Bastos disse...

Postagem referente a atividade ED01, post 03.

Postar um comentário