Analisando o vídeo "O Saber e o Sabor" pode-se elencar alguns pontos que influenciam o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem:
ü A escola compõe-se de um espaço fundamentalmente educativo, cujo papel principal é o de mediar o conhecimento, permitir ao educando o acesso e a reconstrução do saber. Essa função está relacionada às relações, pois a transmissão do conhecimento se dá na interação entre pessoas. Assim, nas relações ali estabelecidas, professor-aluno, aluno-aluno, o afeto está presente. Um dos elementos essenciais para que esta relação seja expressiva e represente uma parceria no processo ensino-aprendizagem, é o diálogo. Essa relação é uma via de mão dupla, professor-aluno, aluno-professor, que faz do espaço escolar, da sala de aula uma teia de valores, necessidades, aspirações e frustrações que se entrecruzam e portanto, se influenciam mutuamente. Por isso, tanto professor quanto aluno são responsáveis por dar o tom a essa relação, mas é indispensável que entendamos que nós professores somos maestros nessa sinfonia, quer seja por nossa formação, experiência ou por nossa diferença em relação ao aluno, sujeito em formação, em busca de identidade. O aluno que é admirado ou estimulado pelo professor tem suas características valorizadas, cada vez mais acentuadas e, conseqüentemente, demonstra-as com mais freqüência, o que o torna cada vez mais seguro de si, enquanto o aluno rejeitado ou discriminado passa a se afastar do professor e, conseqüentemente, se identifica cada vez menos com o processo de ensino-aprendizagem.
ü O professor deve contextualizar, fazer uso da criatividade e abandonar a posição de autoridade máxima. Para obter o interesse dos alunos atualmente, é necessário estar adaptado às mudanças tecnológicas e atento à vida dos estudantes. Não somente porque os estudantes têm a Internet como meio de pesquisa, como também porque eles têm cada vez mais interesse de que o conhecimento obtido seja aplicável na realidade que os cerca. Desta maneira, a teoria tem que estar estritamente ligada à prática.
ü O magistério é uma profissão e, como todas as outras, demanda comprometimento, dedicação. Isso significa que professor não funciona somente por inspiração, professor necessita estudar e estudar muito. O professor precisa saber o porquê da escolha da profissão. Ser professor requer: dedicação, atenção firme aos pontos formativos de nossa conduta, domínio da vontade para dar o exemplo, maturidade emocional, fundamentação pedagógica das atitudes que toma, respeito aos pontos discordantes, não esquecer das diferenças individuais, fazer do trabalho escolar uma unidade de ação e não uma uniformidade.
1 comentários:
Muito bem!!! Este post refere-se à primeira postagem pedida na atividade ED_01.
Postar um comentário